Resumão: Resident Evil - Parte 2

Na segunda parte do especial, o Arena detalha os títulos Resident Evil Zero, Outbreak, Outbreak File 2 e 4

Renata Persicheto |

Resident Evil explora a máxima do “só termina quando acaba” e, amiguinhos, ainda temos muito chão pela fente. Nesta semana, mais quatro sequências da franquia serão ruminadas e entregues para que vocês consigam entender melhor a série.

Perdeu a primeira parte? Corra aqui e leia como começou nosso Resumão.

E lembre-se, Resident Evil 6 será lançado em 2 de outubro. Não dá tempo de jogar todos os games da série de novo antes disso, mas dá pra ler toda a história em alguns minutos e chegar ao novo título sabendo de tudo o que você precisa para entender a narrativa de uma das mais famosas sagas da indústria dos jogos eletrônicos!

Resident Evil: Zero (2002)

Reprodução
Resident Evil Zero


A história se passa em 23 de julho de 1998, um dia antes do início dos acontecimentos do primeiro título de Resident Evil, e nela o esquadrão S.T.A.R.S. é enviado para descobrir as razões de assassinatos em série. A bioquímica novata Rebecca Chambers protagoniza a história, que, desta vez, tem seu foco nas montanhas Arklay, na região da cidade Raccoon, onde pessoas estão sendo atacadas por sanguessugas. Chambers encontra e investiga o trem acidentado Ecliptic Express, que fazia parte de um comboio militar, e é aí que as coisas começam: durante a investigação, conhece Billy Coen, um ex-tenente condenado à morte injustamente por um massacre promovido por sua ex-companhia, que seguia como passageiro do trem. A missão original de Rebecca era prendê-lo, mas esta acredita na inocência de Coen, oferecendo uma aliança. Ambos decidem, então, trabalhar em equipe e buscar uma maneira de escapar dos ataques.

Após um acidente resultado pelo descarrilamento do trem, a dupla vai parar em uma base secreta da Umbrella Corp., onde testes de mutação estão sendo feitos em animais.

Reprodução
Queen Leech

 Os dois ficam sabendo da existência do vírus Progenitor, um antecessor do T-Virus, que, se combinado com o vírus Ebola e o DNA de sanguessugas, origina um vírus capaz de destruir massivamente uma população. O responsável pelo experimento foi James Marcus, um geneticista que acabou sendo assassinado pelas mãos de capangas da Umbrella, tendo sua obra roubada por eles.
Os assassinos em questão foram Albert Wesker e William Birkin, já conhecidos na série.

As sanguessugas produzidas durante a experiência acabaram por se alimentar do corpo de Marcus, absorvendo seu DNA e criando uma cópia dele, chamada de Queen Leech (ou Sanguessuga Rainha). Com sede de vingança, o “clone” do doutor dá início a uma guerra biológica que espalha o T-Virus por Raccoon - e aí a gente já sabe o que acontece.
Billy e Rebecca precisam dar um jeito de sair da estação, enquanto fogem dos atingidos pelo vírus e lutam contra Wesker e Birkin. 

Resident Evil Zero é, como o próprio nome sugere, é uma prequela, que mostra desde o início como tudo começou. Ambos conseguem escapar da ilha pela floresta Raccoon, matando Queen Leech no caminho e chegando, finalmente, à mansão onde se localiza o primeiro jogo da série. Lá, cada um resolve seguir seu caminho, e, para proteger Coen e sua reputação, Chambers o declara “oficialmente morto”, rumando sozinha para encontrar os sobreviventes de sua equipe.

Resident Evil Outbreak e Outbreak file #2

Reprodução
Resident Evil Outbreak File #2


Os spin-offs são episódios não-canônicos, ou seja, que podem ocorrer paralelamente a qualquer tempo da franquia. Acredita-se que os elementos inclusos nas tramas independentes dos mesmos possam enriquecer o detalhamento de toda a franquia, dando um pouco mais de sentido para as narrativas. Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak File #2 são os primeiros spin-offs lançados para a franquia, e seus eventos se estendem paralelamente ao longo dos episódios 1, 2 e 3.

Reprodução
Resident Evil: Outbreak tem oito personagens optativos

O primeiro Outbreak, começa no exato momento em que Raccoon City é infestada pelo T-Virus, ocorrência que se inicia no esgoto da cidade. Já no início, pode-se acompanhar a destruição da cidade pelos zumbis. Kevin Ryman, Mark Wilkins, Jim Champan, George Hamilton, David King, Alyssa Ashcroft, Yoko Suzuki e Cindy Lennox, personagens não exatamente relacionados, são os oito protagonistas da trama, cada qual com seus próprios talentos.
Um deles será o escolhido pelo jogador para ser o personagem principal desde o começo, e será acompanhado de dois outros personagens, comandados pela inteligência artificial do jogo. Toda a trama dos dois títulos gira em torno de conseguir escapar ileso da cidade infestada.

Resident Evil 4

Reprodução
Resident Evil 4


O protagonista Leon Kennedy, de Resident Evil 2, está de volta como agente do governo americano, e precisa investigar o desaparecimento de Ashley Graham, filha do presidente. Logo no começo, é decretada a falência da Umbrella Corporation, e o jogo passa a apresentar novos ares: o survival horror de outrora, que funcionava como o cerne da série, se torna mais latente e dá vez para cenas de ação cada vez mais empolgantes. Resident Evil 4 pode ser considerado um divisor de águas, afinal, após este, os jogos da série tomaram outro rumo.

Reprodução
Osmund Saddler é o líder de Los Iluminados e grande vilão de Resident Evil 4

Leon descobre que a sua protegida está nas mãos de sequestradores na Espanha, e segue para lá, onde encontra a garota perdida em um vilarejo dominado pelo culto “Los Iluminados”, uma espécie de seita cujos seguidores não medirão esforços para proteger interesses.
O agente cruza com Ada Wong, seu antigo caso, que, trabalhando para Wesker, visa encontrar uma amostra de um parasita nomeado “La Plaga”, que pode vir a ser uma nova arma biológica. No caminho das investigações, Leon encontra as anotações de Luís Sera, um cientista que trabalhava no vilarejo, revelando como eliminar os parasitas, que hospedam humanos e os zumbificam, em termos.

Aos poucos, sabe-se que o principal vilão da história é Osmund Saddler, o líder de Los Iluminados, e que este tem um plano de dominação que envolvia raptar a filha do presidente, infectá-la com os parasitas e enviá-la de volta, de maneira que, após o processo de maturação da praga, ovos do verme fossem postos em solo americano.
Em determinado momento, Leon também é infectado com a praga, e corre contra o tempo para salvar-se e resgatar Ashley. Com a ajuda de Ada e Sera, luta contra os capangas de Saddler, encontra a menina e consegue chegar a uma base militar onde consegue livrar ambos do parasita. Após libertar-se, elimina Saddler e leva a filha do presidente a salvo de volta aos Estados Unidos.

Ainda há muito pela frente, para que toda a narrativa de Resident Evil faça sentido. Na próxima semana, concluiremos os últimos três capítulos da série, e só então, você poderá jogar Resident Evil 6 com toda propriedade do mundo, no assunto.

Enquanto isso, continue na galeria de imagens do lançamento: 

Resident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: ReproduçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: DivulgaçãoResident Evil 6. Foto: Divulgação


Leia tudo sobre: Resident EvilCapcomResumo

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG