As dez melhores reações ao Oculus Rift

Por Redação Arena | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Visor de realidade virtual leva pessoas ao delírio com experiências imersivas

Reprodução
Oculus Rift

A indústria dos videogames deve ser chacoalhada nos próximos anos com um novo concorrente de peso. Não, não estamos falando do Xbox One ou do PlayStation 4, mas do Oculus Rift. O visor de realidade virtual já é considerado uma das tecnologias mais promissoras dos videogames, tanto que atraiu o interesse de John Carmack, conhecido por suas inovações no campo dos gráficos em 3D e por ter encabeçado a programação de Doom.

O dispositivo, que é encaixado na cabeça do jogador, traz uma tela própria de alta definição, capaz de gerar imagens em 3D estereoscópico. Além de eliminar qualquer interferência visual entre o jogador e a tela de jogo, ao criar uma câmara escura interna à frente de seus olhos, ele ainda capta os movimentos da cabeça do jogador em seis eixos, transferindo-os para dentro dos jogos praticamente sem atraso. O resultado são experiências tão imersivas e realistas que precisamos dar um tempo para nosso cérebro entender que nada daquilo é real.

Quem já experimentou o Oculus Rift cita a dificuldade de desassociar a presença virtual no ambiente 3D da presença real, e uma das consequências disto é a vontade do jogador de querer mover seu corpo real pelo ambiente virtual. Outra coisa comum é a perda de equilíbrio, principalmente se você estiver em pé em uma experiência muito vertiginosa, como uma montanha russa. E, bem, acontece que um dos aplicativos de demonstração do Oculus Rift é uma montanha russa.

Reprodução
Vovó testando o Oculus Rift

Donos da versão para desenvolvedores, disponível para encomenda no site oficial por US$ 300, andaram colocando amigos, pais, avós e namoradas para experimentar o capacete de realidade virtual. O que vemos é o poder da experiência com o capacete de realidade virtual: as pessoas suam, ficam eufóricas, gritam de medo ou empolgação e precisam fazer um baita esforço para acreditar que nada daquilo é real.

Separamos dez vídeos de reações ao Oculus Rift, publicados no YouTube, que mostram o poder da experiência com o aparelho. Obviamente, os melhores são os que simulam a montanha-russa:

O garoto que surta na montanha-russa


O tiozão que acha que é o Super-Homem


A garota que quase cospiu o coração pela boca


A garota que quase perdeu as pregas vocais


A moça que parece ter um dos momentos mais felizes da sua vida


A mamãe relutante (e seu filho preocupado com sua reação)


O rapaz que quase derrubou a TV (isso que dá querer andar de montanha russa de pé)


A vovó passada em Toscana


O garoto que dá um "rage quit" no jogo de terror


Para fechar com chave de ouro:

O paizão brasileiro que quase tem um infarto na montanha russa

Leia tudo sobre: Oculus RiftPCrealidade virtual

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas