Nvidia revela chip gráfico para celulares que beira a nova geração de consoles

Por Redação Arena |

compartilhe

Tamanho do texto

Com baixo consumo de energia, Tegra K1 é capaz de rodar jogos ultrarrealistas baseados em Unreal Engine 4 em celulares e tablets

Reprodução
Tegra K1

A Nvidia apresentou na Consumer Electronic Expo (CES), que acontece nesta semana em Las Vegas, nos EUA, um novo processador para dispositivos portáteis, o Tegra K1. Equipado com um processador gráfico (GPU) de 192 núcleos baseado em arquitetura Kepler (a mesma da poderosa placa de vídeo GeForce GTX 780 Ti) e em DirectX 11, o chip é capaz de rodar a novíssima Unreal Engine 4 e OpenGL 4.4, em versões 64 e 32 bit.

Reprodução
Tegra K1

Se os termos técnicos não forem muito aprazíveis, basta dizer que o chip é capaz de rodar jogos com qualidade gráfica equiparável à dos consoles da nova geração, PlayStation 4 e Xbox One, de acordo com a Nvidia. O poder do minúsculo chip é demonstrado no vídeo abaixo, que apresenta demos da Unreal Engine 4 rodando com o pequeno processador gráfico. "Mas não tem bateria de celular que aguente", você pode dizer. A Nvidia dá a resposta: segundo a companhia, o Tegra K1 usa apenas 5W, ao contrário de um PS3, que usa em torno de 100W.

"Daqui para frente, eu acho que vamos ver o abismo de performance entre mobile e computadores de ponta reduzir a um ponto em que a diferença entre ambas as plataformas realmente se tornam imperceptíveis", disse Tim Sweeney, fundador da Epic Games, em nota.

O Tegra K1, em suas duas versões, estará presente em tablets e smartphones no segundo trimestre de 2014, segundo a Nvidia.


Leia tudo sobre: mobileTegra K1Epic GamesUnreal Engine 4CES 2013Nvidia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas