Estúdio de Candy Crush toma ações legais contra criadores de The Banner Saga

Por Redação Arena | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

King, criadores de Candy Crush Saga, afirma que teriam direito sobre a palavra Saga

Reprodução
The Banner Saga

Além de tentarem registrar a palavra Candy, a King, criadora de Candy Crush Saga, agora está exercendo seu direito sobre a palavra "Saga", registrada pela empresa em 2011 no âmbito de jogos eletrônicos, o que os fez tomar ações legais contra o recém lançado jogo de estratégia The Banner Saga.

De acordo com o Kotaku, a King entrou com uma ação no último dia 27 de dezembro, afirmando que, por terem treze marcas registradas com a palavra Saga, The Banner Saga não teria a permissão de utilizá-la. A justificativa seria de que, por causa da suposta similaridade dos nomes, isso causaria confusão no mercado, fazendo com que pessoas inadvertidamente comprassem The Banner Saga acreditando estarem adquirindo Candy Crush Saga. 

As ações tomadas pela King são uma resposta à série de jogos que buscam intencionalmente ludibriar consumidores. Um breve pesquisa na App Store feita pelo usuário Rlan do NeoGAF mostra a quantidade de títulos que propositadamente utilizam as palavras "Candy", "Crush" e "Saga", como Candy Blitz Saga Crush, Jewel Blitz Crush Saga e Candy Pop Saga. O exemplo mais agravante é o de um jogo chamado Candy Slot Machine Crush - Jewels Craze Casino Connect: Big Bast Mania Land.

Rlan/NeoGAF
Parte da breve pesquisa feita pelo usuário Rlan, que mostra a quantidade de jogos que utilizam as palavras "candy", "crush" e "saga"

O que ocorre, no entanto, é que muitos desses títulos, além de tudo, possuem uma jogabilidade similar a de Candy Crush, se baseando na estrutura "match 3", popularizada por Bejewled nos anos 1990. The Banner Saga, por sua vez, é um jogo de estratégia isométrica por turnos, com um história com tons de mitologia nórdica. Dificilmente qualquer confusão seria causada na mente dos jogadores.

Artigo: A discrepância social de Candy Box e Candy Crush Saga

Em resposta à repercussão causada com a notícia do registro das palavras, a King afirmou que "nós não temos nenhuma preocupação de que Banner Saga esteja tentando se aproveitar de nossa marca ou de nosso conteúdo. Entretanto, como qualquer empresa prudente, nós temos de tomar todos as medidas apropriadas para proteger nossa propriedade intelectual, tanto agora como no futuro. Nesse caso, isso significa preservar nossa habilidade de garantir nossos direitos quando outros desenvolvedores podem tentar usar a marca Saga de uma maneira que infringe nossos direitos de propriedade intelectual e criam confusão nos jogadores. Se nós não tivéssemos feito oposição à aplicação de registro de marca de Banner Saga, seria muito mais fácil para os verdadeiros 'copiadores' argumentarem que o uso deles de 'Saga' era legítimo".

Leia tudo sobre: The Banner SagaCandy Crush SagaPCKingStoic

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas