PC: os prós e os contras do computador como plataforma de games

Diversidade de jogos, placas e preços fazem do PC uma plataforma ideal para jogadores dedicados ou casuais

Henrique Sampaio |

Jogar no PC já não é tão trabalhoso e burocrático como antigamente. Embora ainda seja necessário uma boa configuração para rodar os melhores jogos e um pouquinho de paciência para instalá-los e configurá-los, a grande variedade de jogos hardcore e casuais, gratuitos e pagos, por download ou em disco, independentes ou de grandes produtoras, mostram que o PC continua sendo uma excelente escolha para jogos.

Divulgação
GeForce GTX 580, da NVidia, é exemplo de placa de vídeo poderosa
A grande vantagem de jogar no PC é que, ao contrário dos consoles, ele pode ser atualizado frequentemente com novas placas e peças mais potentes e, por isso, seus jogos estão sempre à frente dos consoles em termos de qualidade gráfica e desempenho. Por outro lado, é comum ter que lidar com problemas de configuração e incompatibilidade. Além disso, nem todos trocam o conforto da sala de estar e de um sofá por uma cadeira em frente a um monitor.

Talvez a parte mais complicada para quem quer investir em uma boa máquina para jogos é justamente escolher o que irá dentro dela. Para jogar os jogos mais avançados, com os melhores gráficos, é preciso investir em boas placas de vídeo (as mais confiáveis são NVIDIA e AMD ), processador (de preferência, Intel ou AMD com múltiplos núcleos de processamento) e memória RAM. Naturalmente, um computador pré-fabricado também pode ser uma boa opção, mas é bom ficar de olho na configuração e no preço.

Em média, uma boa configuração para jogos não sai por menos de R$ 2 mil, mas é preciso observar com cuidado cada componente para saber se você está fazendo um bom negócio. É bom estar ciente também que, ao contrário dos consoles, dois ou três anos (dependendo da configuração) é tempo suficiente para o computador ficar obsoleto para jogos mais pesados. A vantagem de investir em um PC potente é que, além de poder jogar os melhores jogos, você ainda terá um excelente centro de trabalho e entretenimento.


    Leia tudo sobre: PCNVidiaAMDIntel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG