Nintendo 3DS chega no dia 27 de março com versões em português

Divulgação

Bruno Vasone, de Nova York
19.01.2011

O 3DS, videogame portátil da Nintendo capaz de rodar jogos em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais, será lançado nos EUA no dia 27 de março. O aparelho chegará às lojas pelo preço de US$ 249,99. Uma grande novidade revelada durante o anúncio, realizado durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19), em Nova York, nos EUA, por "Reggie" Fils-Aime, CEO da Nintendo norte-americana, foi que pela primeira vez a Nintendo irá lançar uma plataforma traduzida para as línguas das Américas, incluindo o português do Brasil. Quem fez o anúncio foi Bill van Zyll, diretor geral da Nintendo para a América Latina.

Leia mais:
- Loja virtual da Nintendo para o Wii terá versão brasileira
- Nintendo 3DS terá mais de 30 jogos em seu lançamento
- Nosso colunistas Pablo Miyazawa também está em Nova York, leia o Gamer.br

Tudo junto e misturado!

Em entrevista exclusiva ao Arena Turbo, Bill Van Zyll disse que a empresa está "fazendo tudo ao seu alcance" para lançar o 3DS no Brasil simultaneamente ao resto do mundo.

Ainda não há um preço definido para o lançamento no Brasil. Segundo Van Zyll, porém, o portátil pode acabar custando de três a quatro vezes mais, por culpa das altas taxas de importação existentes no País.

Amigos mais próximos

A Nintendo também comentou sobre seus serviços online, sendo que a novidade mais importante é a reestruturação do criticado sistema de Friend Codes da empresa. Anteriormente, para jogar online com amigos no Nintendo DS e no Wii, havia um código específico para cada console, e também códigos diferentes para cada cópia de jogos com funções online.

Agora, para adicionar amigos no 3DS, é necessário inserir apenas um código específico do sistema. Ao adicionar o código de alguém, os jogadores poderá interagir online em qualquer jogo, sem a necessidade de Friend Codes adicionais.

Anatomia de um (provável) sucesso

O 3DS tem duas telas, sendo a inferior sensível ao toque, semelhante ao Nintendo DS. A visualização 3D ocorre apenas na tela superior, que tem resolução de 800 x 240 pixels, sendo que para causar o efeito 3D são somadas duas imagens de 400 x 240 pixels para cada olho. O resultado é um efeito tridimensional estereoscópico que dispensa o uso de óculos especiais.

O portátil virá acompanhado de um cartão SD de 2GB e uma base que funcionará como carregador para a bateria, permitindo que o 3DS fique em modo "sleep" indefinidamente. Haverá retro-compatibilidade, o que significa que ele rodará cartuchos do DS e jogos baixados através do serviço de distribuição digital DSiWare.

Um botão na lateral da tela permite controlar a intensidade do efeito 3D ou até desligá-lo completamente. Além disso, outras novidades do 3DS são a inclusão de acelerômetro, giroscópio, que reagem ao movimento do aparelho, e um direcional analógico apelidado de “circle pad”.

Foto: Bruno Vasone

"Reggie" Fils-Aime, CEO da Nintendo America, esteve presente no evento

Abaixo da tela inferior existem os botões "Home", "Start" e "Select" e pouco mais à direita, uma luz que muda de cor quando um amigo fica online, quando a bateria está acabando etc. - são quatro cores, no total.

O portatil também vem equipado com uma câmera frontal, como o DSi e duas câmeras externas nas costas do aparelho, que permitem tirar fotos em 3D com resolução 640 por 480 pixels.

Bruno Vasone viajou a Nova York a convite da Nintendo

Siga o Arena Turbo no Twitter




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas »